Seta_back

Festas de Natal e Dia de Reis  -  Santar,  2012-12-21

Todos os anos, no início do mês de Dezembro, começa a azáfama dos preparativos para as festas de Natal na nossa Instituição.

É altura de convívio, de (re)encontros entre famílias e de velhos amigos.  Filhos, netos, sobrinhos…enchem a sala para vir visitar os seus familiares. O espírito, é de alegria e expectativa…há muito a fazer e é preciso trabalhar e unir esforços. O sentimento é único e partilhado entre utentes, colaboradores, direcção e elementos dos Órgãos Sociais.

À semelhança de anos anteriores, a Santa Casa da Misericórdia de Santar, tem procurado envolver todos os seus utentes nas festividades de Natal,  pois é por eles e para eles que dedicamos todo o nosso esforço e trabalho. Os utentes, de acordo com o plano de actividades, elaboram os tradicionais postais de Natal, pacientemente, feitos à mão.

Seguem-se as Festas de Natal…a festa, especialmente dedicada aos utentes, decorreu na Unidade de Cuidados Continuados, no dia 19 de Dezembro, em Nelas. Os utentes do Centro de Dia, mesmo no auge da sua linda idade deslocaram-se até à Unidade para poderem conviver com outros, que por motivos de saúde se vêm privados de passar o Natal com os seus familiares. É uma forma de os recompensar e lhes proporcionar um momento diferente. Foi um dia de animação, que contou com a presença do Grupo Cultural Recreativo de Santar e claro não podia faltar… a presença do Pai Natal que, mesmo velhinho, não se fez de rogado e deu um “ar da sua graça”.

A Santa Casa da Misericórdia de Santar, dedicou também um dia para os filhos mais novos de todos os seus colaboradores. A festa decorreu no dia 21 de Dezembro, no Centro de Dia, em Santar. Houve lanche de convívio, entrega de prendas, tendo sido realizada uma Peça de Teatro: “A Leopoldina e o Pai Natal”. Duas personagens de gerações distintas que animarem a tarde. O Centro de Dia encheu-se de cor e de brilho, com a presença dos mais pequenos, que assim puderam brindar junto com os mais ”velhinhos” à doce magia de Natal.

E como é Natal é uma época de partilha, foram também distribuídos cabazes de Natal a todos os utentes e colaboradores. Um gesto simbólico que temos orgulho de repetir todos os anos, por esta altura.

Por fim, fechamos o ciclo de festividades de Natal com o tradicional almoço do Dia de Reis que se realizou no dia 6 de Janeiro de 2012. Foi com grande agrado que a Instituição convidou todos os nossos utentes. Para os que puderam comparecer, foi um momento de convívio, onde se fez um balanço do ano transacto e se renovaram expectativas para o Ano Novo. Igualmente especial, foi poder contar com a presença das crianças da Escola do Ensino Básico de Santar e Jardim de Infância de Santar, para cantarem as janeiras aos nossos idosos.

Bem, e sobre as festas não precisamos de dizer muito. Bastaram os sorrisos dos nossos utentes e das crianças para preencher os nossos corações e nos dar a força e a determinação para continuarmos o nosso trabalho ao longo do ano.

Por tudo isto, aqui fica um agradecimento especial a todos, que de alguma forma, colaboram ou colaboraram para que pudéssemos proporcionar estes momentos.

 

Convívio de Natal
Convívio de Natal
Convívio de Natal
Dia de Reis
Festa de Natal