Seta_back

Feira do Outono  -  Santar,  2011-11-11

      "Feira de Outono…um Abraço de Gerações…"

 

Cheira a Castanhas…lá fora o sol espreita envergonhado deixando passar por entre as nuvens, um fio cintilante de calor…as crianças correm para o Largo e apressam-se para colocarem as mesas enquanto que, os idosos, no doce aconchego da sala de convívio, esperam ansiosos para poderem comprar uns artigos. É o S. Martinho e começa a Feira de Outono…

 

No Outono e com a chegada do dia de S. Martinho, a Santa Casa da Misericórdia de Santar organiza, a tradicional Feira Do Outono, iniciativa que todos os anos tem contado com a colaboração do Jardim de Infância e da Escola do Primeiro Ciclo de Santar.

À semelhança de anos anteriores, esta actividade tem como objectivo principal a venda de artigos e de trabalhos elaborados ao longo do ano pelos utentes da Instituição, bem como pelos alunos das Escolas.

Perante os dados demográficos que apontam para o envelhecimento populacional, trata-se de uma iniciativa que procura promover a intergeracionalidade por ser um dia especialmente dedicado ao abraço de gerações, ao reforço de laços e à partilha de momentos entre os mais “pequeninos” e os idosos. A essência desta actividade da Feira do Outono reside portanto na transmissão de valores e na preparação das gerações mais novas, para o convívio mais saudável com essa etapa do ciclo de vida, que habitualmente apelidamos de Terceira de Idade. Por sua vez, para os nossos utentes esta tem sido uma iniciativa que os torna mais activos e que lhes tem permitido a valorização pessoal, a melhoria da auto-estima, ao serem reconhecidos pelo esforço nos trabalhos manuais que desenvolvem.

Paralelamente, este evento tem sido também um estímulo à participação da Comunidade local que nesse dia, vem até ao Largo da Misericórdia para poder comprar os artigos, rever “velhos” amigos, depositários de sabedoria, ou para simplesmente poder conviver. A prática de dinâmicas como esta levada a cabo pela nossa Instituição traz a sensibilização para questões intergeracionais e relacionais garantindo a reflexão através do questionamento acerca do envelhecimento e do valor de nossas histórias, lembranças e interpretações do ambiente que nos cerca e atravessa.

Assim, buscamos, com este projecto, uma forma lúdica de “crescermos juntos” aliando a saber e a experiência dos mais velhos com a energia e a alegria contagiante dos mais "pequeninos".

Feira do Outono
Feira do Outono
Feira do Outono
Feira do Outono
Feira do Outono